Avaliação Neuropsicológica
Número de visitas: 3870
No ambiente de clínica há uma crescente demanda para a realização de avaliação neuropsicológica por parte de médicos, fonoaudiólogos, professores e diversos profissionais que estejam envolvidos na área da saúde e da educação.
Mas afinal, o que é esta avaliação? No geral podemos definir como um procedimento que visa investigar o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional do paciente (em menor grau) e suas relações com os sistemas neurais.
O neuropsicólogo utilizará como instrumentos para este processo conhecimentos sobre o funcionamento mental, psicopatologia, dados do histórico de vida do paciente, observações clínicas e testes psicológicos e/ou neuropsicológicos.
A partir dos resultados obtidos, um laudo é confeccionado contendo todas as informações colhidas e observadas durante as sessões. Este documento servirá como uma ferramenta de auxílio para a tomada de decisão dos profissionais que acompanham o caso, assim como, para o paciente que terá acesso a possíveis sugestões de tratamento.
E quem precisa fazer a avaliação neuropsicológica? É sugerido em situações de pacientes que apresentam prejuízos na cognição, na área afetiva e/ou social por conta de alterações neurológicas, assim como, quando o paciente demonstra dificuldades no desenvolvimento pleno de atividades diárias, profissionais e acadêmicas.
Ângela S. R. Guimarães: Psicóloga, especialista em avaliação psicológica pelo IPOG e pós graduanda em avaliação neuropsicológica pelo IEPSE.
Professora dos cursos de:
Referência: Diniz-Malloy, L. F., Mattos, P., Abreu, N. e Fuentes, D. Neuropsicologia, aplicações clínicas. Artmed, Porto Alegre, 2016.
Solicite agora um contato para tirar sua dúvida ou marcar a sua consulta!