WHATSAPP: (61) 9.9911-1330

Ou pelo nosso chat on-line no final da página

Atendimento: segunda a sexta 9:00 às 17:00

Como Vencer a Procrastinação

por Thiago Cardoso Costa
Número de visitas: 892


 
A procrastinação é a tendência de ficar constantemente adiando o início de tarefas importantes, o que faz com que muitas dessas tarefas sejam realizadas de última hora, com perda de qualidade, ou nem sequer sejam executadas. É um comportamento muito comum em pessoas com déficit de atenção. As consequências desse comportamento geralmente são bastante negativas, como perda de prazos ou oportunidades importantes na vida pessoal, com consequentes frustrações constantes por não alcançar objetivos e metas, podendo gerar até pensamentos depressivos.
 
Para vencermos a procrastinação é muito importante identificar a sua causa. Nesta primeira parte vamos discutir três causas e dicas de como lidar com elas:
 
Ficar esperando a motivação aparecer para começar alguma tarefa – é um grande equívoco a ideia de que devemos esperar a motivação vir para realizar alguma coisa. Na verdade, a motivação surge enquanto fazemos a atividade, especialmente quando começamos a observar os resultados positivos obtidos. Assim, toda vez que pensar: “Eu não estou motivado para fazer isso” troque pelo pensamento “Eu não devo esperar a motivação aparecer para começar a fazer isso”.
 
Falta de organização da sua rotina – quanto mais estruturada estiver a sua rotina, mais fácil será para você colocar em prática os seus objetivos. Por exemplo, uma meta como “quero emagrecer”, em geral, é muito vaga se não houver um maior nível de detalhamento e planejamento. Que tal trocar essa meta por “Vou à academia três vezes por semana; segunda, quarta e sexta, das 8:00 às 9:00, sendo que nos trinta primeiros minutos vou fazer corrida e nos demais musculação”. Fica muito mais difícil adiar uma tarefa que já está tão bem delimitada.
 
A natureza desinteressante da tarefa – muitas tarefas são realmente cansativas, não há dúvidas nisso. Ler um manual técnico de alguma matéria geralmente é uma tarefa bem extenuante e que irá exigir tempo, implicando deixar de lado atividades prazerosas de lazer. Aqui o problema maior é que as pessoas focam demais no processo necessário para alcançar o objetivo e não no resultado. Uma vez, atendi um paciente que falou que praticava corrida em nível quase profissional, inclusive já participando de provas internacionais e com bons resultados. Perguntei se ele gostava de correr e adorei sua resposta: “não gosto de correr, gosto do que a corrida me proporciona” (no caso, saúde, controle do seu peso, aumento da capacidade de vencer desafios, conhecer novas pessoas). A dica aqui é não focar no processo, e sim no resultado. Assim, por exemplo, para o esporte, em vez de pensar que “acordar cedo e ir para a academia é muito cansativo” troque por “a academia vai me permitir atingir o peso que tanto desejo”.
 
Na continuação deste texto abordaremos outras causas e dicas de como resolvê-las.
 
Gostou deste material? Solicite a marcação de uma consulta com este profissional, basta preencher o formulário de contato ao final desta página
Quer receber atualizações deste e de outros materiais? Curta a nossa página e assine a nossa lista de e-mails para ser avisado assim que o novo material for publicado!
 
Sobre o autor:
Thiago Costa, terapeuta cognitivo-comportamental, Mestre em Psicologia (CRP 01/13636), Diretor do Humanus – Psicologia Especializada, membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e da Academy of Cognitive Therapy.
  
Importante: 
1 - As dicas aqui apresentadas não substituem a importância de um diagnóstico e tratamento com um profissional especializado.
2 - As opiniões aqui expressas refletem o posicionamento individual do escritor do material, que também se responsbiliza pela sua autoria, isto é, não representam a opinião do Centro Humanus sobre o tema.
3 - Reprodução permitida desde que citados as informações acima sobre a autoria (autor, reproduzir o link original desta página)



Solicite agora um contato para tirar sua dúvida ou marcar a sua consulta!

Enviando...